top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

Resenha: Newsletter Nexo Jornal

Victor Kallut



Com tantos jornais e veículos de informação disponíveis na internet e fora dela, manter-se informado pode parecer uma tarefa fácil. Porém, o excesso de possibilidades muitas vezes nos causa uma enorme confusão, e acabamos sem saber por onde começar nessa tarefa de acompanhar os eventos do mundo. Logo, ter uma newsletter de confiança é essencial para quem procura estar sempre antenado e, para esse objetivo, o Nexo Jornal se mostra uma boa alternativa.


Apesar de abrir a possibilidade de uma assinatura paga, o periódico oferece para o usuário a opção de receber as notícias online, gratuitamente. Para isso, é preciso informar seu endereço de e-mail em um pequeno campo no site do Nexo. Inclusive, aqui vale uma ressalva: o processo para a subscrição é pouco intuitivo. Sendo os boletins diários uma das formas principais de atrair leitores para a plataforma, eles deveriam aparecer em primeiro plano — como uma espécie de propaganda — no site, e não é o que acontece aqui. É necessário navegar por algumas páginas até achar o local onde é possível anunciar o interesse pelos informes diários.


Tendo informado o e-mail, o internauta começará a receber, todos os dias, boletins informativos, com as chamadas das últimas matérias publicadas pela equipe do Nexo, tais como; a matéria interativa sobre a independência do Brasil, indicações de livros, podcasts e muito mais.


Atualmente, o periódico conta com uma newsletter diária noturna chamada Durma com essa, que traz os principais textos das últimas 24 horas, além de um podcast disponível no Soundcloud e no site do próprio jornal, que geralmente trata acerca de algum acontecimento chamativo mais recente. As reportagens são divididas em quatro seções: Eleições 2020, Também no Nexo, Nexo Políticas Públicas e o Radar Coronavírus, e no próprio envio do e-mail já constam essas separações e suas respectivas matérias, facilitando a vida daqueles que possuem interesses em áreas mais específicas.


Há também a seleção da semana, uma apresentação semanal que, como o nome já enuncia, informa aos leitores o que de mais importante foi postado nos últimos sete dias. É uma ótima pedida para aqueles mais ocupados que não têm tempo para checar diariamente o que há de mais pertinente na plataforma, mas ainda estão interessados em consumir um conteúdo jornalístico.


É digno de nota um trabalho realizado pelo Nexo que, apesar de já ter sido parcialmente interrompido, foi extremamente importante de suma importância durante esses meses de pandemia que assolam o Brasil. Desde o início de março, eles apresentavam uma newsletter de título Boletim Coronavírus, cujo enfoque era justamente nos dados, informações e notícias mais pertinentes relacionadas à COVID-19, informando diariamente o usuário acerca desse importante tema. O projeto chegou ao fim no início do mês de outubro, mas mesmo com a chegada do Durma com essa, uma divisão de notícias foi reservada para tratar dos assuntos que envolvem a doença.


Em um balanço geral, o jornal se mostra bastante competente no encargo de manter seu leitor por dentro do que há de mais urgente no mundo.


Para a tarefa de expor as novidades, tanto o Durma com essa quanto a seleção da semana trazem informações precisas e layout intuitivos — fator deixado de lado apenas na busca pela assinatura dos boletins. Aquele usuário que, antes de assinar de forma paga - esse recurso possibilita ter acesso a todo o conteúdo e inclui expressos, gráficos, colunistas, especiais, e também newsletter exclusivas com curadoria de redação - um jornal, testa primeiramente sua newsletter, certamente se sentirá instigado a contribuir com o trabalho desse grupo.







28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page