top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

Don’t LAI to me: Uma aliada do jornalismo na luta pela transparência pública


Capa da newsletter (Imagem: Reprodução/Fiquem sabendo)


Ganhadora do prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, a newsletter Don’t LAI to me é pioneira na divulgação de dados públicos, obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). Com o trocadilho inteligente, a iniciativa da agência independente Fiquem Sabendo, conta com mais de 16 mil inscritos e já foi citada mais de 2 mil vezes por diversos veículos de comunicação, incluindo jornais internacionais.


Lançada em 2019, a newsletter é quinzenal, gratuita, interativa - com email e formulário de contato para caso de dúvidas, sugestões, pedidos e denúncias - e o mais importante de tudo, acessível. Seu objetivo é claro: criar uma rede que promove e defende o acesso à dados públicos. No Brasil, muitas vezes, esses dados são disponibilizados precariamente, sendo difíceis de acessar. Por isso, a Don’t LAI to me é importante: não basta ter o direito de acessar a informação, é preciso saber acessá-la.


Segundo o dossiê “A LAI é 10”, publicado em 2022, parte dos requerentes de pedidos de acesso à informação relatam dificuldade no uso da lei, demora e falta de homogeneidade nas respostas e até a inexistência de portais de transparência em determinados casos. O ex editor-executivo da revista piauí, José Roberto de Toledo, faz um alerta: “Muitas das páginas de transparência mudaram para pior depois da LAI, não por causa dela, mas porque o bom uso da lei incomodou governantes que trataram de reagir”. Ele diz ainda que essas plataformas costumam ser desnecessariamente complexas, com dados incompletos e desatualizados.


Iniciativas como a Don’t LAI to me pressionam o poder público para que a lei seja aperfeiçoada e ajudam a democratizar seu uso, oferecendo explicações acessíveis e destrinchando os procedimentos necessários para realizar pedidos. Para jornalistas, a newsletter cumpre o papel fundamental de fortalecer investigações como fonte de dados confiáveis na Era das Fake News. Uma verdadeira aliada na luta pela transparência pública e portanto, pelo bom jornalismo.






63 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page