top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

O retrato das Ligas brasileiras por Rodrigo Mattos

Como o jornalista esclarece o leitor em uma discussão tão complicada

Por Bernardo Fonseca


A reportagem de Rodrigo Mattos para o portal o Uol (Ligas no Brasil vendem fatia maior do que Europa por aportes bilionários) traz informações sobre as negociações das Ligas de Futebol no Brasil com os clubes, que estão em andamento para a venda de 20% dos direitos de TV. O jornalista utiliza uma abordagem comparativa para destacar a importância e o potencial das tratativas em curso.

Desde o início da matéria, o autor faz referência a acordos semelhantes que foram fechados em outras Ligas de Futebol pelo mundo, como a La Liga, na Espanha e a Ligue 1, na França. Essas comparações servem para contextualizar o leitor e mostrar que as negociações no Brasil estão seguindo uma tendência global.

Ao longo do texto, Rodrigo também destaca as diferenças entre as Ligas estrangeiras e a situação atual do futebol brasileiro. Ele menciona, por exemplo, que a Ligue 1 francesa fechou um acordo com o CVC Capital de 1,5 bilhão de euros, enquanto as negociações no Brasil envolvem um valor ainda maior. No entanto, ressalta que a Liga brasileira ainda não é organizada por todos os 40 clubes das Séries A e B, o que pode dificultar as negociações.

Outro ponto positivo da reportagem é que o jornalista não se limita a apresentar somente os fatos, mas também faz análises e reflexões sobre o assunto. Ele destaca, por exemplo, a importância de se chegar a um acordo justo para todos os clubes envolvidos e alerta para os desafios que ainda precisam ser superados para que as negociações sejam concluídas com sucesso.

Por fim, é importante destacar que o texto é bem estruturado e apresenta as informações de forma clara e objetiva: “Um percentual menor iria gerar aportes menores”. Rodrigo Mattos utiliza uma linguagem acessível e evita jargões técnicos, facilitando a compreensão do leitor.



Reprodução: Internet

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page