top of page
Buscar

Encontraram um soneto de Pablo Neruda no apartamento de uma falecida amiga

Júlia Fernandes


O poema de 1965, em homenagem a um popular vinho húngaro, foi escrito em uma viagem a lazer do chileno Neruda para a Hungria. Trata-se de ‘‘Sangre de Toro’’, um soneto datilografado e assinado pelo próprio poeta e um dos poemas que compõe o livro Comiendo em Hungría, publicado em 1969. A descoberta inusitada desse soneto mostra que, por mais famoso que seja o autor, há sempre algo novo a aparecer. Mas nem só de autores clássicos vive a literatura. O mundo dos livros é fabuloso por ter de tudo para agradar qualquer tipo de leitor. Por isso, se você é um daqueles apaixonados – ou só interessados – por todas as novidades do universo literário, separei três newsletters que cumprem o propósito de informar vocês, leitores, a respeito de tudo relacionado ao mundo editorial.


A primeira dessa lista talvez seja a mais conhecida. Acontece que a Quatro Cinco Um – A Revista dos Livros, não só dispõe de newsletters gratuitas, mas também publica mensalmente a sua crítica de livros no formato de revista. Além disso, tem uma plataforma digital que pode ser acessada pelo https://quatrocincoum.folha.uol.com.br/br/home.


Variedade é o que não falta, já que são nove newsletters que abordam desde literatura japonesa até novidades nas livrarias. Porém, se você quer ter acesso ao que há de mais diferente e interessante, só digo três palavras: Vinte Mil Léguas! Esse podcast, que também é divulgado sob a forma de newsletter, fala de ciência sob a perspectiva de um leitor. Afinal, todo mundo sabe que o cientista Darwin foi importante. Mas você sabia que ele contrariou o pai e desistiu de seguir a carreira médica da família? Sabia que ele detestava o mar e mesmo assim foi navegar pelo mundo com 22 anos? Sabia que ele levou 245 livros na viagem e que dormia sobre uma rede há menos de um metro do teto? São detalhes que fazem toda a diferença para qualquer leitor curioso. Por isso, gostando ou não de ciência, o Vinte Mil Léguas é uma utilidade pública para se informar, se divertir e saber mais sobre um mundo totalmente novo.


Além da Quatro Cinco Um, o site literário Literary Hub é um lugar onde são publicadas, de forma leve e envolvente, notícias, críticas, entrevistas, trechos de livros, tudo relacionado ao mundo da literatura. A página, que é um agregador de conteúdo do que de melhor foi publicado sobre literatura nos Estados Unidos, já foi mencionada em jornais como o The Washington Post e o The Guardian, sendo considerada uma fonte confiável de informações a respeito de tudo sobre livros.

Além de uma newsletter diária, a Literary Hub tem uma plataforma na qual são publicados, em forma de áudio, podcasts e audiobooks, o Lit Hub Radio, que também pode ser acessada pelo website https://lithub.com/.


Por último, mas não menos importante, temos a PublishNews. Apesar do nome em inglês, a plataforma é brasileira e, curiosamente, nasceu com as newsletters em 2001 e só se tornou, também, um website, em 2009. A plataforma publica as últimas notícias do mercado editorial, com ranking de livros e de editoras. Além disso, são divulgados assuntos como eventos, entrevistas, lançamentos, prêmios e concursos, sendo um espaço que aborda não só os livros em si, mas todo o contexto cultural e comercial que os envolve.


Para se juntar aos mais de 14.000 inscritos na newsletter, que é publicada de segunda a sexta-feira, basta acessar o site https://www.publishnews.com.br/.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page