top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

Vozes: histórias e reflexões

Nayara Estrela


O podcast Vozes: histórias e reflexões, um programa da Central Brasileira de Notícias (CBN), lançado em novembro de 2018, busca fazer com que o público se ouça e seja ouvido. Desde que foi lançado, já reúne em três temporadas, 33 episódios postados quinzenalmente e uma conquista de altíssima relevância dentro da categoria Produção Jornalística em Áudio: o prêmio Vladimir Herzog. Por ali passaram dezenas de convidados e especialistas em variados assuntos, como a compulsão sexual ou ansiedade.


(FOTO: Divulgação do Podcast Vozes/ Reprodução/ CBN)


Apresentado por Gabriela Viana, Vozes tem a missão de promover a reflexão e conectar as pessoas às experiências umas das outras, por meio de um diálogo sadio a partir de dois lados da mesma história. O podcast tem o intuito de trazer assuntos polêmicos e do dia a dia, como a questão de armar a população e de como a pandemia do coronavírus impactou a educação brasileira.


Gabriela Viana é formada em jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduada em jornalismo investigativo na ESPM-RJ, com passagens pelos jornais O Globo e Extra. A jornalista atualmente é roteirista e apresentadora do podcast Vozes: Histórias e Reflexões e afirma que esse programa significa a realização de um sonho profissional e também um grande crescimento. Gabriela diz que no Vozes ela tem a possibilidade de “sair da caixinha” e se forçar todos os dias a se desenvolver profissionalmente, pois o podcast a coloca em situações que talvez ela não estaria na cobertura do dia a dia.


Um dos episódios mais procurados na quarentena foi o que falava sobre ansiedade. Nesse, a jornalista entrevista algumas pessoas, como Márcio Bernik, especialista no assunto e coordenador do programa de ansiedade do Instituto de Psiquiatria da USP (AMBAN). Ele explicou que esse estado emocional ajuda o organismo do indivíduo a sobreviver em situações de estresse e perigo. A ansiedade nos deixa mais espertos e mais preparados para lidar com as expectativas da vida. São entrevistadas pessoas de diferentes idades e classes sociais, mostrando que esse é um problema que atinge qualquer cidadão.


O principal objetivo do Vozes é fazer com que você se enxergue naquele assunto. Sempre é tratado de maneira dinâmica e sem muita formalidade, permitindo que qualquer um entenda e se veja. O podcast faz com que as notícias propagadas ganhem cor, volume e rosto. A equipe de produtores realiza um excelente trabalho, fazendo com que os ouvintes se informem e se encontrem.


Você pode acompanhar o podcast no site da Globo.


26 visualizações0 comentário
bottom of page