top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

Tartarugas Ninjas e a essência do jornalismo

Como a nova animação da Paramount Pictures se relaciona com a informação


Por Gabriel Magalhães




As Tartarugas mais famosas do cinema estão de volta!


O filme As tartarugas ninjas: caos mutante, lançado há pouco mais de um mês nos cinemas brasileiros, traz uma releitura da história dos quatro irmãos tartarugas mais famosos de Hollywood, com um novo estilo de animação gráfica e uma história divertida e comovente.


Um dos principais pontos positivos do filme são seus personagens coadjuvantes. Entre eles, se destaca a nova amiga das Tartarugas, April O'Neill, uma jovem que, ainda no ensino médio, sonha em ser jornalista, vendo na história dos mutantes uma oportunidade para iniciar sua carreira. 



April O'Neill é um dos grandes destaques da nova aventura das Tartarugas

Ao longo do filme, é possível observar como April é apaixonada pelo jornalismo e pela forma como ele funciona, incentivando seus amigos a se tornarem heróis na visão do público através da mídia. Durante as aventuras das Tartarugas, a jovem sempre está presente, carregando consigo uma câmera e um caderno, produzindo e divulgando histórias, uma das funções do jornalista. 


No entanto, é no final da obra (alerta de spoiler!) em que o jornalismo tem papel fundamental na trama. Quando as Tartarugas precisam lutar contra o grande vilão, Super-Mosca, a população de Nova Iorque assiste às cenas da luta pensando que os irmãos também são vilões, não os ajudando na luta contra o verdadeiro inimigo. É aí que April, revoltada com a desinformação, invade um estúdio de TV que fazia uma transmissão ao vivo para toda a cidade e mostra a verdade. Depois disso, as Tartarugas conseguem derrotar o Super-Mosca, mas apenas com a ajuda dos cidadãos que, através das informações promovidas por April, entenderam qual era a real situação. E é aí que está a essência do jornalismo: usando a apuração verdadeira dos fatos, informar os cidadãos para que a sociedade se torne melhor e mais saudável.


Portanto, se você escolher assistir As tartarugas ninjas: caos mutante, além de uma ótima animação que diverte por aproximadamente duas horas, você receberá, de brinde, uma amostra de como o verdadeiro jornalismo pode mudar a história. 



2 visualizações0 comentário
bottom of page