Buscar
  • Pitacos

“Resumão”, do G1, é o podcast de notícias para jornalistas preguiçosos

Atualizado: 9 de jan. de 2021

Luana Reis


Brincadeira. Não seja um jornalista preguiçoso. Mas se você está querendo se aventurar pelo mundo dos podcasts e ainda não sabe por onde começar, Resumão, do G1, é a escolha perfeita para você! Para quem está muito acostumado com o audiovisual, pode ser um tanto estranho começar a apenas ouvir as notícias. Há quem diga que é muito difícil manter a concentração e você, com certeza, não vai querer começar a construir esse hábito com um denso episódio de mais de 40 minutos. Resumão é publicado nas maiores plataformas de streaming, sempre às sextas, trazendo um giro dos principais acontecimentos da semana em episódios de cerca de dez minutos. É detalhado o suficiente para você se informar, mas objetivo na medida certa para entregar a informação de forma mais clara possível e não cansar quem ainda não está acostumado com os podcasts.

(Imagem: Reprodução)


O podcast foi criado há cerca de um ano e já foi apresentado por seis excelentes jornalistas, que sempre aparecem em dupla para trazer as notícias. Mônica Mariotti, que também atua na produção de O Assunto, e Carol Prado, que também é apresentadora do Semana Pop, são as verdadeiras estrelas dessa produção e as vozes por trás da maior parte dos “resumões”. Em alguns episódios, você também poderá encontrar Isabel Seta, Mariana Mendicelli, Gabriela Sarmento e Rafaela Putini, todas jornalistas do G1 e que trabalham com produção de podcasts. Um elenco feminino de peso!


O roteiro não tem muito mistério. Os destaques da semana são apresentados por meio de um panorama geral dividido em blocos, abordando política, economia, saúde (que tem ganhado bastante importância com a pandemia) e costuma encerrar com alguma novidade do mundo da cultura e do entretenimento, o que muitas vezes contribui para suavizar o clima do furacão de acontecimentos que é o Brasil. Profissionalismo, dicas de lives durante o isolamento social e explicações didáticas do xadrez de Brasília para quem não é especialista: tudo que você precisa chegar ao final de semana bem informado. Vale ressaltar que a transmissão de muita informação em um tempo curto não torna a produção “pesada”, densa de conteúdo, como o Petit Journal, de notícias de economia e política externa, por exemplo. As jornalistas trazem os fatos com muita seriedade, mas ao mesmo tempo, em uma calma conversa, como todo bom podcast deve ser feito. Afinal, a ideia é que você consiga ouvir esse tipo de conteúdo enquanto realiza outras tarefas. E os produtores de Resumão fazem o seu dever de casa. Ainda bem.


Embora O Assunto ainda seja a maior aposta do G1, Resumão não deixa a desejar em qualidade. A mixagem de som é de dar inveja! O conteúdo não seria o mesmo sem os fragmentos de áudio de telejornais, sons de ambientação e trechos de pronunciamentos importantes. A cada bloco, uma música diferente nos ajuda a assimilar que as jornalistas estão mudando de assunto. Para o anúncio de um evento cultural, uma música animada, para abordar os recentes incêndios no Pantanal, por exemplo, um ruído mais tenso. No sexagésimo episódio, "Dinheiro na cueca, morte de milicianos e Gusttavo Lima e Suita", um barulho de buzina introduzia a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que muda o código brasileiro de trânsito. Para falar do assassinato de George Floyd, em "Recordes de mortes por Covid-19, protestos nos EUA e a morte do menino Miguel", gritos em protesto ecoam nos nossos ouvidos. Poucos podcasts são capazes de criar essa atmosfera de ambientação, que transforma toda a experiência do espectador. O Café da Manhã, da Folha de São Paulo e que já foi tema de matéria aqui no nosso site, ainda é provavelmente o que melhor usa esse recurso. Mas, com uma certa ousadia, podemos arriscar dizer que os episódios de Mônica Mariotti e Carol Prado fazem isso melhor do que os de Renata Lo Prete.


Então, deixa de preguiça! E venha conhecer os podcasts jornalísticos, que têm se tornado tendência no mundo da imprensa e de produção de conteúdo audiovisual. Seu passaporte de entrada, Resumão, está disponível no Spotify e no site do G1.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo