Buscar
  • Pitacos

O Podcast Certo Para Qualquer Um Que Queira Saber Os Caminhos do Jornalismo

Pedro Eduardo

Agora que o mundo dos podcasts foi descoberto (pelo menos pelo grande público), o que não falta são opções. “Vida de Jornalista” é um podcast produzido e apresentado por Rodrigo Alves e nele o foco são os bastidores e os desafios da vida de um jornalista. Desde os estudantes de jornalismo até os que somente se interessam pela profissão, todos podem aprender um bocado com esse podcast tão singular.

O podcast que já tem três temporadas é uma verdadeira viagem pelo mundo do jornalismo, todo tipo de jornalista de todo tipo de plataforma já passou por lá, sejam eles da velha guarda ou da nova geração, todos contam suas histórias e suas experiências nesse meio, que sem sombra de dúvida é bem movimentado.

O podcast de Rodrigo Alves não se prende somente aos jornalistas, há uma boa variedade de especiais que tornam as discussões ainda mais amplas. Um bom exemplo está em uma série especial que pode ser encontrada no podcast. Nela, os bastidores de outros podcasts jornalísticos/narrativos são explorados mais a fundo (o podcast “O Assunto”, apresentado pela também jornalista Renata Lo Prete é o escolhido para ser esmiuçado em um dos episódios dessa série). É esse tipo de versatilidade que faz o “Vida de Jornalista” ser tão cativante. É até difícil de se perder o interesse quando se tem uma visão tão rica e tão bem desenvolvida como a apresentada no podcast.

Outro ponto que vale destacar é a qualidade do trabalho feito por Rodrigo Alves. O jornalista é responsável por realizar sozinho todo o processo, todas as etapas são feitas contando com o total empenho e envolvimento dele. Mesmo com o podcast não se bancando sozinho, Rodrigo se mantém firme e continua a produzir um dos melhores produtos da área em que está, o que é realmente um feito notável.

Interessante também é o fato de que o público jovem desse podcast é muito considerável. O próprio Rodrigo Alves já revelou em um dos programas que uma boa parcela de seus ouvintes (cerca de 20%) têm até 22 anos. Esse é um indicativo de que muitos jovens hoje em dia estão interessados no processo de construção da notícia. Muito mais que informação, eles querem saber quais são os caminhos usados para se chegar até ela. E para toda essa juventude interessada pelo mundo jornalístico não há lugar melhor do que o “Vida de Jornalista”.

O podcast “Vida de Jornalista” é uma legítima aula de jornalismo. E muito mais que isso: é um olhar profundo (mas ainda sim acessível) para uma série de questões. Os episódios abordam o todo do meio, a história (com convidados célebres como Dorothy Butler Gilliam, a primeira repórter negra contratada pelo Washington Post na década de 60), a atualidade (falando sobre o coronavírus e como ele vem afetando a realidade de muitos, principalmente a dos jornalistas) e o futuro (olhando para os jovens e tentando entender qual será a realidade que eles terão de enfrentar). Independente de quem esteja assistindo, “Vida de Jornalista” serve como uma conversa para entender o mundo através dos olhos de alguém do meio. O podcast é, como o próprio nome diz, sobre a vida de um jornalista.

O podcast “Vida de Jornalista” pode ser encontrado no Spotify.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo