top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

"Notícia no seu Tempo", o podcast que você leva no seu bolso

Eduarda Knack


Para os apressados de plantão que não querem ficar desatualizados com as notícias, o podcast Notícia no seu Tempo do jornal O Estado de São Paulo, também conhecido como Estadão, é a opção certa. Com as vozes dos jornalistas Adriana Cimino, Alessandra Romano e Gustavo Toledo, não tem como ficar por fora das novidades!



(Fonte: Estadão)


Simples, versátil e informativo. Tudo o que você precisa saber de essencial você encontra de segunda à sexta no podcast do Estadão. Funciona como um rádio jornal, o estilo de narrativa dos apresentadores é o mesmo, há uma alternância na leitura, ou seja, cada um fala uma frase e/ou período, como nos telejornais. Isso cria uma dinâmica e não deixa o podcast parado.


Por não conter imagens, esse é um dos maiores desafios dos podcasts informativos em geral: prender a atenção do ouvinte. O Notícia no seu tempo não decepciona e sempre deixa aquele gostinho de quero mais.


Uma das maiores vantagens é que você pode ouvir onde e quando quiser. Além disso, as notícias são separadas em blocos: “Esportes”, “Economia”, “Política”, “Internacional”, “Metrópole”, “Destaques do Dia”, que pega as principais notícias dos blocos anteriores e “Especial”. Logo, você pode escolher a editoria de sua preferência. Cada um dura em média três minutos, com exceção do “Especial” que pode durar até quatorze minutos.


Diferente dos demais blocos, o Especial, além de ter um tempo maior, como já mencionado, ele apresenta um formato diferente. Nesse é feito apenas com um apresentador, no caso, repórter, e há entrevistas com especialistas. Além de informar o ouvinte, como já fazem, a entrevista esclarece o assunto que é abordado, podendo até ampliar o leque de informações do ouvinte.


Dos especiais, encontramos o “Na Quarentena”. Com atualizações de segunda à sexta, o bloco aborda temas sobre o universo do cinema, da música, dos famosos, etc. Entretenimento no geral. Caso acesse diretamente o site do podcast por navegadores, como o Google Chrome, você o encontra pelo nome “Caderno 2”. Há também o “Especial Mobilidade”, que aborda assunto sobre os transportes e que tem atualizações todos os sábados.


O Estadão, vez ou outra, também produz conteúdos com parcerias, como a “Red Hat”, “FenaSaúde”. A partir disso, ele produz conteúdos diversos e que se encaixam no formato do bloco “Especiais”. Para ilustrar, indico o episódio mais recente: “O que será da saúde no Brasil no pós pandemia?” feito em parceria com a “FenaSaúde” e que aborda o impacto da pandemia sobre os planos de saúde e quais serão os futuros desafios. Para falar mais a respeito, convidaram para participar do podcast Vera Valente, diretora executiva da “FenaSaúde”, “entidade que reúne as dezesseis maiores operadoras de saúde do Brasil”, como disse a repórter.


Para ter acesso aos conteúdos do Notícia no seu tempo não é necessário ser assinante do Estadão. Ele é gratuito para todos que acessarem pelo browser. Já pelos demais canais digitais como Deezer, Spotify e Apple podcasts, é preciso antes ler as informações das plataformas para ter certeza se é necessário pagar ou não uma taxa mensal para poder escutar. Geralmente elas permitem acesso, mesmo que limitado, aos seus conteúdos. Além disso, também fornecem pacotes para você degustar e testar.


A proposta do podcast é incrível: “Ser um resumo diário para que as pessoas possam acessar de forma prática a informação necessária para começar o dia.”. Realmente, são notícias essenciais para se manter atualizado e que você pode levar no bolso!

44 visualizações0 comentário
bottom of page