top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

Memórias: uma série que viaja no tempo nas coberturas do jornalismo brasileiro

Ana Clara Hochman


Ao longo da história do jornalismo brasileiro, muitas coberturas se destacaram e se eternizaram na memória do país. Foi com essa ideia em mente que o jornalista carioca Rodrigo Alves criou sua série Memórias, em 2019: um quadro dentro do podcast Vida de Jornalista, que relembra essas coberturas históricas a partir de episódios narrativos, com entrevistas com grandes nomes da profissão e reflexões dentro da área.


Série "Memórias", conteúdo especial do podcast "Vida de Jornalista" (Imagem:Vida de Jornalista)


A série Memórias conta com oito episódios produzidos em 2019 e outros 13 em 2022. Os episódios são sobre o acidente com Césio 137, o caso Eloá, o sequestro do ônibus 174, a cobertura da epidemia de ebola em Serra Leoa, a Guerra do Vietnã, a Copa do Mundo de 1970, o assassinato da missionária americana Dorothy Stang, o acidente da Chapecoense, a chegada do homem à Lua, o resgate dos meninos em uma caverna na Tailândia em 2018, o evento em Casimiro de Abreu sobre o disco voador em 1980, o furto no Banco Central e a queda do muro de Berlim.



Rodrigo conta que Memórias envolve a maior pesquisa dentro do podcast. "Os episódios são mais longos e mais profundos, eu faço durante mais tempo também", diz o jornalista. No entanto, ele conta que, mesmo assim, gosta muito de produzir, "Memórias é o material preferido meu do Vida, também é o que eu mais gosto de fazer".


A ideia surgiu após o fim da primeira temporada do podcast, em um momento que havia medo que as pessoas parassem de ouvir os episódios, caso ele entrasse em uma pausa. "Eu fiquei com medo das pessoas esquecerem do podcast", conta Rodrigo. Então, ele resolveu começar a série entre as duas primeiras temporadas. Os episódios de Memórias lançados em 2019 são os mais ouvidos do podcast até hoje, fazendo com que Rodrigo tivesse a ideia de gravar mais episódios em 2022 e relançar os antigos, com o áudio de narração com melhor qualidade.


Os episódios de Memórias são sempre muito profundos, contendo uma grande pesquisa e uma qualidade enorme de narração. Além disso, os programas contam com jornalistas renomados como entrevistados, como o José Hamilton Ribeiro (no episódio sobre a Guerra do Vietnã), em que conta sua experiência na cobertura, assim como o acidente que o fez perder uma perna. No episódio sobre a cobertura da epidemia de ebola em Serra Leoa, Rodrigo Alves entrevista a jornalista Patrícia Campos Mello, em que conta histórias da sua viagem para a Serra Leoa e como foi participar dessa cobertura difícil e inesquecível.


Rodrigo teve a ideia de criar o podcast Vida de Jornalista surgiu quando estava em Londres, cobrindo a Olimpíada de 2012. Ele disse que ao sentar na área em que ficava a imprensa com seu laptop rodeado de tantos outros jornalistas, ficou imaginando como seria criar conteúdo sobre a experiência na profissão. Ele também conta que a grande inspiração para o podcast foi a jornalista Dorrit Harazim, que considera ter o melhor texto em jornalismo que ele já leu. Assim, em 2018, a ideia saiu da gaveta e foi colocada em prática, iniciando a primeira temporada do Vida de Jornalista.


Sobre a produção, Rodrigo conta que tudo é feito por ele sozinho: a pesquisa, os roteiros, a realização das entrevistas e a edição dos episódios, "O Vida não tem time, sou tudo eu sozinho". Ele também diz que inicialmente tudo era realizado somente com seu celular e de maneira muito simples, mas que foi essencial para que o podcast pudesse crescer e se tornar o que é hoje


O criador do podcast fez sua graduação em Comunicação Social de 1994 a 1998 no Rio de Janeiro. Em 1998, começou a estagiar no Jornal do Brasil, depois sendo contratado e trabalhando no veículo em diversas áreas como literatura, cultura e política. Também trabalhou na área de esportes da Globo, começando como comentarista de basquete e da NBA, depois sendo absorvido pela redação de esporte para o site da Globo. Durante sua carreira, cobriu eventos esportivos como a Olimpíada de 2012, em Londres. Foi comentarista de basquete do SporTV até 2021, quando decidiu focar apenas em seu trabalho com podcasts.


O podcast Vida de Jornalista e sua série Memórias é uma experiência imperdível para qualquer pessoa que se interesse por jornalismo e por história. O podcast tem o selo da Rádio Guarda-Chuva e está disponível no Spotify ou em qualquer agregador de podcast.


44 visualizações0 comentário
bottom of page