top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

Jornalismo e as estratégias de comunicação com Manu Porto

Vinicius Macedo


Formada em Jornalismo pela ECO, Manu Porto falou um pouco sobre Jornalismo e estratégias de comunicação e as principais características desse meio. A mediadora foi a aluna do 1º período de jornalismo, Rebecca Henze que fez algumas perguntas em relação ao ambiente comunicacional e o que não faltou nesta conversa foi muitas interações positivas e informações muito interessantes para quem está ingressando na área.


Imagem de Divulgação

No começo da live, a entrevistada foi questionada sobre o porquê de cursar jornalismo e porque a UFRJ. Manu respondeu dizendo que sua mãe era jornalista, mas que isso não foi decisivo na hora da escolha do curso e sobre a UFRJ, ela disse que sempre sonhou em estudar em uma universidade pública para poder sair um pouco da “bolha”, já que todo o seu período escolar foi em escolas privadas, e viver com diferentes pessoas de diferentes classes sociais no mesmo local.

Apesar de Manu amar o jornalismo e gostar muito da área, acabou migrando para estratégias de comunicação, já que o seu foco nunca foi trabalhar no jornalismo tradicional. Ela queria trabalhar com o comportamento das pessoas e acreditava que isso era o que realmente a faria feliz na profissão que escolheu. Então, começou a trabalhar em um blog de moda, depois passou por vários outros lugares como FARM, Casa 7, Hard core, NBS e a Rede Globo. Toda sua bagagem foi construída para o marketing digital e é através desse meio comunicacional que ela mantém o seu desenvolvimento profissional em altíssimo nível.

Com a pandemia do coronavírus, Manu precisou se reinventar. Com isso, surgiu a ideia de trabalhar em comunicação cívica com sua mãe e seu irmão. A comunicação cívica está relacionada a como a empresa deve tratar os seus funcionários, pensar nas pessoas (ainda mais nesses tempos difíceis) e reconhecer os códigos culturais do contexto que os indivíduos vivem. Manu também disse que não se arrepende do jornalismo e acredita que, se estivesse se graduado em publicidade ao invés de jornalismo, certamente teria entrado em uma "caixinha de criação" a qual a publicidade proporciona, porém, o seu intuito era desenvolver o pensamento crítico de uma jornalista na área publicitária.

A jornalista também deu várias dicas para os estudantes que querem entrar neste ramo que cresce gradativamente, como desenvolver uma boa escrita, ser você mesmo, ter criatividade, curiosidade e criticidade. Ela também pensa que o mercado está sempre ligado nas pessoas que fazem criações autorais, como produção de textos, criação de perfis e blogs. Manu disse que o que possibilitou alcançar muitos espaços foi sempre confiar em si, que devemos sempre ter um diferencial.

Além disso, a entrevistada contou um pouco sobre sua estadia na Espanha, para se aprimorar no espanhol, e sobre sua experiência de ter estudado na Califórnia, onde seu estudo foi voltado para o business inglês, que é basicamente um estudo voltado para fazer apresentações em inglês.

Ela disse que se sente muito feliz trabalhando na área de estratégias de comunicação e a possibilidade de conviver com diversas pessoas é o que mais a deixa realizada profissionalmente. A entrevista com a Manu Porto nos mostrou mais uma das diversas vertentes que o jornalismo pode nos oferecer.


90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page