top of page
Buscar

“Explicando”: um compilado de documentários que sequer parecem documentários

Matheus Miró


Ao mentalizar o conceito de documentário, grande parte do público pensa primeiramente em produções gigantescas, com duração muito longa e conteúdo extremamente técnico e maçante para o espectador. Na contramão deste estereótipo, a Vox, empresa de conteúdo audiovisual e conhecida por seu jornalismo explicativo, criou a série Explicando (ou Explained, em inglês): um novo conceito de documentário.


(Imagem: Divulgação/Netflix)


Trata-se de um compilado de vários pequenos documentários com duração média de 16 minutos, reunidos em uma série e publicados na famosíssima plataforma de streaming Netflix. O conceito inovador vai muito além do tempo curto de cada episódio: os temas incrivelmente diversos, que abrangem da crise global da água até o K-Pop, são o ponto alto da produção. Além disso, destaca-se também a forma leve, divertida e, como não poderia faltar, explicativa da abordagem dos temas, com exemplos palpáveis e realistas para as possíveis dúvidas do espectador, ilustrados com atuações, animações e diversas imagens.


Tão explicativo quanto a série é o seu sucesso. Com essa nova “fórmula” para produção de documentários, o resultado foi incrivelmente positivo, e o Explicando foi aclamado por toda a imprensa especializada. Além dos especialistas, o público geral também foi extremamente receptivo, principalmente entre os jovens-adultos. Diante dos resultados, não restou à gigante Netflix outra opção senão renovar o contrato e dar sequência à série.

Se já não bastasse todo o sucesso inicial devido à inovação no modelo de documentários, a série, criada em maio de 2018, conseguiu mais um “boom” neste ano de 2020. O fato se deve a uma suposta “previsão” da pandemia do coronavírus, feita no episódio nomeado “A próxima pandemia”, lançado em 7 de novembro de 2019. A “previsão” foi altamente propagada e divulgada nas mídias sociais por pessoas impressionadas com a enorme coincidência, já que poucos meses após o lançamento do episódio, estaríamos vivendo uma nova pandemia.


Com duas temporadas e vinte episódios, já pode-se dizer que Explicando revolucionou a forma de produzir um documentário, adaptando-se às características do público jovem: dinâmico e curioso. Hoje, o jovem já vislumbra o gênero de documentário como algo mais acessível e palpável, pois assemelha-se ao que ele consome diariamente em outras séries, vídeos na internet, entre outros. É um documentário, mas nem parece.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page