Buscar
  • Pitacos

E se as roupas falassem?

João Marcelo Rodrigues


No dicionário, está escrito que a palavra comunicação significa: “Ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta”. Ao pensar no conceito de mensagem, muitas pessoas, automaticamente, podem associar a palavras. Esse raciocínio não é nem errado, nem totalmente correto.


Agora, analise a próxima imagem:





Uma das primeiras afirmações que podemos fazer sobre ela é que, supostamente, o menino focalizado no meio dela torce pro Flamengo. Como chegamos a essa conclusão? Simples, porque ele está vestindo uma camisa do Clube de Regatas Flamengo.

A comunicação é fundamental para o jornalista. As pessoas em nossa sociedade não se comunicam apenas utilizando palavras, como na comunicação verbal e na comunicação escrita. As roupas que você usa também podem passar uma mensagem ou comunicar algo, mesmo que você possa não reparar, seu estilo se encaixa, na maioria das vezes, na comunicação não-verbal, que não utiliza a fala e a escrita.

Existem vários exemplos de como as roupas podem passar uma mensagem:


, Um dos tipos de vestuário capazes de passar uma mensagem é o uniforme.. Ele é uma forma de identificação de uma pessoa que está ou estudando em determinada instituição, passando várias mensagens para as pessoas ao redor: além de mostrar que a pessoa está, naquele momento, trabalhando, prova ainda que ela tem um emprego e mostra com o que ela trabalha.

(Bombeiros de Minas Gerais ordenados e uniformizados.)



(Mulher vestindo um uniforme de cozinheira)


Outro exemplo de como as roupas passam mensagens são as estampas, muito comuns em vários tipos de peças, por exemplo, camisetas, moletons, regatas, e etc; Essas imagens estampadas podem ter vários significados, como político, esportivo, social, praticamente qualquer coisa que seja visível pode ser estampada em uma camisa. Essa estampa, intencionalmente ou não, passa informações sobre a pessoa que a veste, pode ser seu posicionamento político, uma animação que ela gosta ou apenas que ela gostou da estampa visualmente. Entretanto, uma mensagem já foi passada, pois outro vai interpretar algo a partir daquela estampa.


(Spike Lee vestindo uma regata do New York Knicks, indicando que ele torce para esta franquia de basquetebol)


(Mulher vestindo uma camiseta estampada com o rosto do revolucionário marxista Che Guevara, indicando que ela possui pensamentos favoráveis a políticas de esquerda.)

No meu próximo exemplo, gostaria de mostrar como as roupas também podem emitir comunicação verbal utilizando palavras, podendo ser frases, citações, uma única palavra.



(Camisa preta com uma famosa frase do ex-jogador de futebol Adriano Imperador)


( Frank Ocean veste uma camisa com a seguinte frase em inglês: “Por que ser racista, sexista, homofóbico ou transfóbico quando você pode apenas ser quieto?”.)



Um bom jornalista deve ter bom faro para identificar grupos sociais que cidadãos fazem parte, as vestimentas de alguém podem dar para o profissional dicas para saber qual é o melhor alvo para uma possível entrevista. Um bom exemplo são as cores padrão adotadas por movimentos sociais para facilitar o reconhecimento das outras pessoas, praticamente sendo um uniforme.


(Central Única dos Trabalhadores, CUT, que é uma entidade de representação sindical brasileira que luta por direitos para a classe trabalhadora)


(Representantes do Partido dos Panteras Negras, organização urbano socialista revolucionária americana que luta contra o racismo desde 1966. )


Meu objetivo com este artigo é provar que nos comunicamos a todo momento com as pessoas ao nosso redor, seja voluntariamente ou involuntariamente. Jornalistas devem se aproveitar das variadas formas de expressão para informar e produzir matérias de qualidade, que tenham utilidade para a sociedade como um todo. De um jeito direto ou indireto, não importa, a comunicação vai estar lá. E a moda é um grande meio para as pessoas expressarem o que elas quiserem.


Respondendo à pergunta que está no título deste artigo: Sim, as roupas falam, porque vestir é falar.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo