top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

Das séries aos esportes, a ascensão do streaming

Yves Reis



(Foto: retirada do site elcomercio.pe)


Nos últimos anos as plataformas de streaming tomaram conta do mercado brasileiro. Em 2021 chegaram ao Brasil a HBO Max(substituindo o HBO Go) e a Star +, plataforma de streaming da The Walt Disney Company, que também conta com a Disney +. Elas vieram disputar com a Netflix e a Amazon Prime Video, que dominam esse mercado desde o seu lançamento.


Com a crise da pandemia de covid-19, esse movimento ganhou ainda mais força, já que as pessoas tiveram que ficar cada vez mais em casa e recorreram ao streaming para variar o cardápio.Segundo pesquisa realizada pela empresa Finder, especializada no setor, o Brasil é o segundo país que mais consome streaming no mundo, e 64.58% da população tem acesso a pelo menos um serviço de streaming. Fica atrás somente da Nova Zelândia, onde 65.26% dos entrevistados dizendo usar esse serviço.


De acordo com a Finder, a Netflix segue sendo o serviço de streaming mais popular do mundo. No Brasil a Netflix lidera com folga o índice de popularidade, e 52.69% dos entrevistados se disseram assinantes da plataforma, enquanto a Amazon Prime Video e a Disney + têm respectivamente 16.87% e 12.09% nessa pesquisa .


Streaming no esporte


No esporte não poderia ser diferente, as transmissões esportivas até então exclusivas de canais abertos e fechados de televisão, como a Globo, Band e a ESPN, estão sendo cada vez mais frequentes nos streamings. No ramo das transmissões esportivas quem vem se destacando é a HBO Max, que no ano de de 2021 acertou contrato para a transmissão da Liga dos Campeões até 2024, dividindo exclusividade com a TNT Sports, que já transmitia as partidas no Facebook. A Star + também vem forte nessa briga, tendo a transmissão de ligas importantes como a Premier League e La Liga, além de ter os direitos de transmissão da NFL e da NBA.


Em 2022, o Campeonato Carioca, que já havia sido transmitido pelo cariocão play e pelos canais dos clubes no ano de 2021, acertou parceria com alguns canais da twitch, plataforma de streaming famosa pelas transmissões de esportes eletrônicos. Ainda em 2021 o streamer Gaules, que já fazia transmissões de esportes eletrônicos, passou a transmitir jogos da NBA e Fórmula 1. Agora, além de Gaules, que adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca em parceria com o canal Ronaldo TV, os canais Casimito e Flow Sport Club também transmitiram jogos do campeonato na plataforma. Os canais da twitch irão transmitir 16 jogos do Campeonato Carioca, os mesmos que serão transmitidos na TV aberta pela Record.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page