top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

“Choque da Uva”: o podcast de ciência do Estadão que consegue eletrizar o ouvinte

Lucas Oliveira


Ao longo de 15 episódios, os “Focas”, produzido por alunos da 30ª turma do Curso Estado de Jornalismo de 2019, nos apresentam a ciência no cotidiano. E cumprem muito bem esse papel, já que é impossível não se identificar com pelo menos um episódio do podcast. Seja veganismo, fobias, genética ou bitcoins, existe algum programa feito especialmente pra você.


(Foto: Estadão)


Não poderia deixar de falar sobre o grande questionamento que permeia o podcast. Afinal, uva dá choque? A resposta você descobre logo no primeiro episódio, lançado em dezembro de 2019. E é ele que dá a cara dos próximos 14. Dividido em blocos, o “Choque da Uva” alia o tema ao nosso cotidiano, entrevista profissionais e ainda conversa com algumas celebridades!


Os episódios de, em média, trinta minutos são perfeitos para quem quer aprender, em pouco tempo, algum assunto. Com o perdão da piada, digo com propriedade que é o podcast sobre o cotidiano perfeito para o cotidiano. O misto de entretenimento e aprendizado essencial para aqueles momentos de trânsito caótico no Rio de Janeiro. Confie neste que vos fala, que acordava antes do Sol e ouvia os episódios no “busão” a caminho da escola.


Episódios do “Choque da Uva” (Foto: Reprodução)


Cada programa começa com um bate-papo entre os apresentadores que sempre está relacionado com o tema, e essa escolha funciona muito bem como uma imersão dos ouvintes naquela conversa. Em seguida, já somos apresentados ao tópico da vez e não resta espaço para dúvidas: logo elas serão respondidas pelos vários profissionais ouvidos pelo podcast. Até temas complexos, como veganismo e todas as suas facetas, conseguem ser muito bem explicados com o auxílio de nutricionistas, celebridades quase veganas (sem spoiler!) e representantes das indústrias veganas.


Uma das partes mais interessantes é o bloco “Ajuda aqui!”. Geralmente aparecendo ao final do episódio, nesse momento, o podcast se propõe a relacionar o tópico da vez com conteúdos que podem cair nos vestibulares. Professores dão dicas e explicam de que forma o assunto pode ser cobrado nos exames. Perfeito para qualquer vestibulando.


O “Choque da Uva” é um podcast leve, interessante e prático. É o Jornalismo Científico da forma mais democrática e fácil de ser entendida. Pode ser uma ótima escolha do Estadão de adentrar nesse mundo tão chamado de “futuro do jornalismo” que são os podcasts. Só precisamos esperar a próxima temporada para ver.


Disponível no Spotify.



37 visualizações0 comentário
bottom of page