Buscar
  • Pitacos

“Bom dia, obvious”: um podcast divertido que busca a felicidade feminina

Atualizado: 15 de out. de 2021

Lívia Vardasca Miranda


Você, como futura jornalista, deve entender a dificuldade que temos em descansar, né? É coisa demais para tempo de menos. E parece que, quando casa, sala de aula e escritório se fundiram durante a quarentena, nosso expediente passou de 8 para 12 horas - ou para o quanto você aguentar ficar conectada e funcional.


Pois bem, às vezes fica difícil conciliar todos os cursos online, sua lista de livros, faculdade, documentários e séries que “precisamos conhecer”, o expediente infinito e momentos (ou energia) para descanso verdadeiro e autocuidado. O Bom dia, obvious é o equilíbrio perfeito entre conhecimento e leveza, que você não sabia, mas sua rotina precisava.


Para uma mente inquieta, mas que tem prazer em aprender, esse podcast é a escolha ideal. O podcast, assim como a Obvious Agency, trata de temas relacionados à “felicidade feminina”, como ansiedade, empreendedorismo feminino, as várias vertentes do mundo da internet, cultura do cancelamento, psicanálise, consumo consciente, veganismo… uff! Já percebeu que é bem interessante né?


(Imagem: Obvious Agency)


O Bom dia, obvious foi criado em 2019 pela fundadora e diretora criativa da Obvious Agency, Marcela Ceribelli. Ela é formada em Publicidade pela ESPM e em 2015 fundou a Obvious que, como ela conta em um dos episódios do podcast, é um mix de agência publicitária (visando sempre a marcas condizentes com seus valores) e de produtora de conteúdos. Hoje a Obvious conta mais de 500 mil seguidores no instagram e já trabalhou com marcas como Puma, a varejista C&A, Melissa, Dove e Mary Kay. Vale a pena acompanhar. São conteúdos que aquecem o coração de qualquer mulher e que esbanjam criatividade com um universo infinito de cores, formas e originalidade.


Vindo de uma Agência como a Obvious, o podcast também conta com todas essas características, que o faz único. Toda semana, Marcela recebe convidados para conversas descontraídas e abertas que dão vida ao programa, contando com 65 episódios atualmente. Há uma vasta gama de convidados, desde especialistas até pessoas que vivem submersas no tema, entre eles, sua mãe, a jornalista Renata Ceribelli, a atriz Alice Wegmann, Maísa Silva, Fernanda Paes Leme e a psicanalista Maria Homem.


Setembro de 2020 é um mês que merece destaque no podcast, foi o período do “especial de setembro: a internet vai nos enlouquecer?”. Ele foi uma espécie de investigação do Bom dia, obvious, que navegou por temas do mundo online buscando entender até que ponto nossas vivências e relações online moldam o nosso mundo off-line. Convenhamos que sentimos até um certo medo e apreensão de procurar essas respostas, devido à complexidade e à dicotomia entre as maravilhas e as mazelas que podem derivar-se da internet. Mesmo assim, com coragem e humor, a cada episódio Marcella e seus convidados nos fazem querer embarcar nessa busca, que passa pelas questões da comparação, autenticidade online, personalidades virando produto, cultura dos filtros, ansiedade e conflitos virtuais.


(Imagens: Obvious Agency)


Por isso, digo que o Bom dia, obvious é perfeito para a rotina cheia de quem, apesar da sobrecarga, gosta de aprender. A abordagem aberta e divertida do podcast faz com que os ouvintes reflitam sobre si e sobre o mundo sem muito esforço, sem tornar nossas temáticas atuais mais complexas do que já são. Os podcasts variam de 35 a 55 minutos e a dinâmica parece, digamos, a de um “café filosófico” entre amigos. O roteiro não é engessado e nem cheio de termos. Marcella conduz os tópicos de forma natural, em que procura ouvir a opinião e o comentário de cada convidado sobre eles.


Indico fortemente que deem uma chance ao programa, além das pautas, é um ótimo objeto de estudo e inspiração para o jornalismo interpretativo e o opinativo e para técnica de entrevista. Quando vocês perceberem, não conseguirão passar uma semana sem receber o delicioso “bom dia, obvious” de Marcela Ceribelli.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo