top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

BibliotEco: a biblioteca em forma de podcast

Atualizado: 24 de jan. de 2022

Deryck Alvez


A leitura é uma paixão em comum entre futuros jornalistas, pois é como leitor que a maioria de nós inicia nossa jornada para o mundo da escrita e se torna um contador de histórias. Sem dúvida, BibliotEco é um podcast para quem se identifica com isso! Produto da WebRádio AudioAtivo, o podcast é apresentado por três amigos que compartilham suas experiências de leitura de um jeito livre e divertido.

(Reprodução: Instagram @audioativo.eco)


O podcast que promete “mergulhar no universo literário” estreou no dia 22 de dezembro de 2021 na programação da AudioAtivo, webrádio da Escola de Comunicação da UFRJ, que é coordenada pelo professor Gabriel Collares e se encontra no ar ininterruptamente desde 2008, com programação ao vivo e em forma de podcasts. A ideia do BibliotEco é fazer o ouvinte se sentir como em uma mesa de conversa com os amigos. Ouvir sobre livros, citações e situações memoráveis traz uma sensibilidade familiar e uma nostalgia particular ao público.

Apresentado por Gabriel Iquegami, Hugo Sena e Eduarda Soares – estudantes do terceiro período de Jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ —, o podcast tem como objetivo compartilhar as experiências literárias individuais e conversar sobre livros. “Que o nosso público cresça, que o programa dure bastante e que possamos aperfeiçoar o formato a cada dia. Seria muito incrível se alguém lesse algum livro por conta de uma recomendação nossa. Tudo que a gente quer é compartilhar experiências nesse universo fantástico que é o da literatura”, disse a equipe do BibliotECO. A ideia para a criação do podcast dos livros surgiu do desmembramento do Zona Geek, um podcast voltado ao universo geek que abordava de tecnologia a animes. E logo se transformou em dois novos podcasts: o BibliotECO e o Café com Novela.

No primeiro episódio, “Leitura abrindo caminhos”, Duda, Hugo e Gabriel comentam acerca do livro que foi uma “virada de página” para eles, um livro marcante e fez com que eles se apegassem à leitura. Duda e Hugo contam que suas leituras significativas foram os volumes da saga “Percy Jackson e os Olimpianos”, de Rick Riordan, e discorrem sobre como essas histórias influenciaram na vida deles, e Hugo também compartilha curiosidades acerca do livro. Gabriel, que logo diz não ser fã de mainstream, relata que sua leitura preferida foi “A Invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick, livro que leu quando jovem e o acompanhou pela vida. Os apresentadores discutem diversos pontos, além de debaterem a pergunta mais feita entre os leitores: “Será que o livro é melhor do que o filme?”.

Publicados quinzenalmente às quartas e às sextas, os episódios serão divididos entre: versões curtas com um único interlocutor dissertando sobre livros específicos, sagas, textos e poemas; e versões longas, com bate-papos e conversas entre os apresentadores sobre gêneros literários, além de muita conversa. Os apresentadores pretendem convidar ouvintes e colaboradores da rádio, além de autores e pessoas que apreciam a literatura, para participar dos episódios no formato mais longo. Para participar do BibliotECO, é só entrar em contato com os apresentadores pelo Instagram da AudioAtivo, e nos perfis estão sempre marcados nos posts relacionados ao podcast.

O BibliotECO é um podcast leve, cheio de curiosidades e muito interessante. Já saíram novos episódios, ouça e descubra a incrível biblioteca que eles vão nos apresentar!

BibliotECO está disponível no Spotify e no site da ÁudioAtivo.




121 visualizações5 comentários
bottom of page