top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

Podcast Mulher de fala, criado para todas as mulheres

Dedicado a todas as mulheres, principalmente aquelas que seguem seus próprios desejos e paixões e se prepararam para alcançar seus objetivos


Gabriela Polydoro de Oliveira


Capa do podcast Mulher de Fala (Imagem: Reprodução)


A primeira temporada do podcast Mulher de Fala é mais uma iniciativa do estúdio Bem Paraná em comemoração aos seus 40 anos. Em cada episódio, é convidado uma mulher que trabalha em áreas que estão progredindo constantemente, tornando-se protagonistas e ganhando força no mercado de trabalho. Elas falam também sobre sua carreira, experiências e dificuldades que já enfrentaram.

No primeiro episódio, a entrevistada é a médica chefe do Departamento de Cardiologia do Hospital Marcelino Champagnat e do Hospital Cajuru, Lídia Zytynski Moura. A medicina é um exemplo de como as mulheres ganharam seu espaço e estão cada vez mais dominando. Segundo a Demografia Médica no Brasil (DMB), realizada este ano, em parceria entre Associação Médica Brasileira e a faculdade da USP, esse é o último ano em que os homens são maioria na medicina. Em 2024, as mulheres já serão predominantes.


“A medicina virou uma profissão de mulheres. Isso é fato. Mas a chefia ainda é formada por maioria de homens. A tendência agora é que a formação seja voltada para as jovens médicas para ocuparem posições de chefia”, comentou Lídia.

Em 2035 o Brasil chegará a 1 milhão de médicos, segundo a DMB.


No segundo episódio, o momento de fala é da jornalista Monique Vilela, que iniciou sua carreira na rádio e já trabalhou em várias vertentes do jornalismo. Hoje ela tem seu próprio canal no youtube com mais de 20 mil inscritos com informações sobre o clube Atlético Paranaense. Ela é um exemplo de como profissionais do esporte alcançaram maior espaço nas editorias e redações. Em 2022 tivemos pela primeira vez uma mulher a narrar um jogo de copa do mundo na TV aberta. A realização foi da narradora Renata Siqueira pela TV Globo .


“Comparando lá em 2004 quando comecei, o ambiente futebol para a mulher evoluiu muito", destacou Monique


O terceiro episódio traz uma conversa com a empresária, produtora cultural, poeta, performer e atriz, Ieda Godoy. Na produção cultural, as mulheres também estão ganhando forças nos últimos anos, uma vez que eram poucas as protagonistas no campo da cultura. Elas já somam mais de 50% nesse mercado e não só nos palcos, mas também na parte técnica. Algumas dificuldades que ainda enfrentam é não serem reconhecidas pelo trabalho que realizam, ocorrência de assédio e de condutas e comportamentos machistas.



UNESCO 'Igualdade de Género, Património e Criatividade' (2014) Elaborado pelo Setor de Cultura da UNESCO, esse relatório reuniu, pela primeira vez, pesquisas, políticas, estudos de caso e estatísticas existentes sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres na cultura. Inclui recomendações para governos, tomadores de decisão e a comunidade internacional, nas áreas de criatividade e patrimônio.


O podcast Mulher de Fala é uma forma de inspiração para todas as mulheres, um programa leve e cativante. Mostra como é importante termos nosso momento de fala, pois o poder da comunicação está na nossa capacidade de inspirar e influenciar os indivíduos, e como o jornalismo pode trabalhar com essa ideia e abrir espaços para cada vez mais motivar outras pessoas a serem o que querem e alcançar seus objetivos. Porque lugar de mulher é onde ela quiser.

Ouça o podcast nas plataformas:





34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page