Buscar

#Xôfakenews: Uma história sobre Verdades & Mentiras

Geovanna Braga


Lançado em dezembro de 2021, na Bienal do livro, o livro "#Xôfakenews: uma história sobre verdades e mentiras", da Turma da Mônica Jovem, fala sobre a importância de ensinar crianças e jovens sobre como lidar com notícias falsas e a responsabilidade no uso das redes e mídias digitais. O livro é uma parceria entre a jornalista Januária Cristina Alves, mestre em Comunicação Social, educomunicadora e escritora com mais de sessenta livros publicados, responsável por escrever a história, e com o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Souza, que criou as ilustrações.


"O nome disso é alfabetização midiática, e este livro traz, por meio de uma história leve e divertida, todo o bê-á-bá para formar cidadãos digitais, que tenham noções de direitos e de suas responsabilidades no mundo online." - Laura Mattos




(Capa #Xôfakenews. Imagem: Capa)


O livro traz como protagonista uma personagem muito querida, a Tina, criada em 1964 por Maurício. Recém-formada em jornalismo e trabalhando em uma agência de checagem, Tina se revolta com a onda de fake news e decide se tornar uma influenciadora para alertar a todos sobre formas de combater e evitar as notícias falsas.



(Perfil da personagem Tina no instagram na HQ. Imagem: Divulgação)


No decorrer da história, após alunos do bairro do Limoeiro serem alvos de notícias falsas que causam problema para os jovens, Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha decidem convidar Tina para dar uma palestra no bairro e informar os pais e estudantes sobre os perigos e responsabilidades de propagar notícias falsas. Ela também conversa sobre, cyberbullying, liberdade de expressão, cancelamento e empatia. O livro traz, em linguagem simples, informações sobre por que as pessoas caem em fake news. Também explica as diferenças entre fato, opinião, informação e notícias e dá dicas para quem quer se tornar um influenciador digital.


Reforçando o relato do livro, o instagram da personagem Tina também traz dicas de portais de checagem de fatos - como a Agência Lupa e a Boatos.org - , filmes, livros, sites e outros conteúdos que ajudam no combate à desinformação. A HQ ainda conta com uma entrevista com a influencer de moda Camila Coutinho.


A própria Turma da Mônica já foi alvo de notícias falsas. Em 2020 circulou nas redes uma mensagem que prometia um almanaque gratuito distribuído pelo Instituto Maurício de Souza. O texto acompanhava um link suspeito que pedia um cadastro e poderia coletar dados pessoais e bancários dos interessados. A mensagem foi desmentida pelo Instituto Maurício de Souza em suas redes sociais.


Usar personagens tão queridos e presentes na vida dos brasileiros é mais um passo - importantíssimo - na guerra contra as notícias falsas. Levar esse assunto para a história em quadrinhos brasileira mais publicada do mundo transmite um recado poderoso contra a desinformação e ajuda a formar o pensamento crítico em um cenário complexo de disseminação de notícias falsas.


Ficha técnica

Obra: #Xôfakenews: Uma história sobre verdades e mentiras - Turma da Mônica Jovem

Autores: Mauricio de Souza, Januária Cristina Alves

Editora: Mauricio de Souza Editora; Editora nova fronteira.

Ano de lançamento: 2021

Preço médio: 50 a 60 reais

Onde achar: Livrarias físicas e lojas online como amazon e americanas.



12 visualizações0 comentário