Buscar
  • Pitacos

Ubuntu esporte clube: uma esperança de resistência e visibilidade no esporte.

Raísa Souza



(Imagem: Reprodução)


Apesar de carregar o “esporte clube” em seu nome, o Ubuntu Esporte Clube não é mais um podcast sobre futebol. O Ubuntu faz parte do grupo de podcasts do GE, formado por cinco jornalistas negros que dá visibilidade a representantes negros de diversos esportes e trazem informações e notícias do esporte sobre um olhar diferente.


O podcast formado pelos jornalistas Rafaelle Seraphim, Diego Moraes, Marcos Luca Valentim, Pedro Moreno e Thales Ramos foi criado em julho de 2020 e teve seu primeiro episódio publicado no dia 08 de julho do mesmo ano. Seus episódios são semanais e contam com a presença de convidados de diversos esportes, como a jogadora de vôlei Fofão, o ex-jogador de futebol Grafite e a tenista Tamara Mariano, e costumam trazer temas bastante relevantes para a sociedade como um todo. Tendo como ponto de partida a questão do racismo, que continua presente na sociedade, traz uma visão afrocentrada sobre diversos temas que fazem parte desse mundo.


O podcast passeia por futebol, basquete, capoeira, UFC, tênis e outras modalidades esportivas levantando questões e trazendo debates tanto sobre histórias recentes como de fatos que já ocorreram e não tiveram tanta visibilidade. O episódio 11, por exemplo, relata e comenta uma situação ocorrida com o jogador Neymar e cita situações parecidas que ocorrem com atletas negros desde Pelé.


A duração de seus episódios varia entre 40 e 60 minutos e o Ubuntu Esporte Clube tem tudo que um podcast de esportes precisa: informação, entretenimento e representatividade. O podcast está disponível nas plataformas Spotify, Google podcasts, Apple podcasts, Pocket casts e no site do globo esporte.

63 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo