Buscar

“RESUMIDO”: o podcast que, em resumo, é uma excelente opção para se informar sobre os mais diversos

Disney Pereira


O podcast RESUMIDO é a opção perfeita para quem quer se informar com notícias de maneira rápida, mas bem aprofundada, seja tomando café da manhã, exercitando-se, no trânsito, lavando louça ou escovando os dentes. O programa, que é apresentado e produzido pelo jornalista e documentarista Bruno Natal, estreou em fevereiro de 2019 e teve, até o momento, 87 episódios lançados às quartas-feiras. Sua proposta, como o próprio nome já deixa claro, é resumir as notícias e pautas mais relevantes da semana relacionadas à cultura digital, política, entretenimento e jornalismo e explicar em pouco mais de 20 minutos como elas impactam nossas vidas.




(Capa do podcast/ Imagem: Reprodução)


O RESUMIDO, que já teve como convidados Glenn Greenwald, Gregório Duvivier, Marcelo D2 e Felipe Neto, surgiu da vontade e necessidade do jornalista de experimentar outros formatos de comunicação, como ele mesmo explica no primeiro episódio “Deep fake AI”: “Com a ascensão do podcast, eu achei que era um caminho legal de compartilhar as informações que eu gosto, contextualizar as coisas que eu tenho me interessado de uma maneira organizada e de uma forma que seja fácil de consumir.” O formato parece ter dado muito certo, já que o programa é atualmente o mais ouvido do genêro “Comentários de notícias” do Apple Podcasts e um dos poucos produzidos independentemente destacados na categoria “Notícias e política” do Spotify.


Os episódios são apresentados de maneira criativa e descontraída contando com o auxílio de áudios que complementam a narrativa. O uso de deepfakes em músicos que já morreram, o impacto do Sleeping Giants — que contou com uma entrevista exclusiva com o grupo brasileiro —, a série euphoria, e a indústria dos podcasts e o futuro da informação são alguns dos assuntos que já foram abordados no programa. Só no episódio mais recente, “O barato que sai caro”, por exemplo, ensinamentos asiáticos sobre a internet, cuidados com pandas e combate e denúncia ao bullying digital por meio de um aplicativo, vacinas eficazes contra a COVID-19, doomscrolling, entre muitos outros, foram abordados ao longo de seus 26 minutos. Todos os artigos, fontes e dicas mencionadas nos episódios são disponibilizadas no post do episódio no site do RESUMIDO.


Um episódio que se destaca é o número 53, “Saudades da rua”, que foi gravado logo no início da quarentena, em março. Nele, o apresentador vai às ruas e assume o papel de repórter relatando as mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus. O episódio captura perfeitamente o clima daquele período por meio de entrevistas com trabalhadores, comerciantes e outras pessoas que precisaram sair de casa por algum motivo.


Uma iniciativa muito interessante é a lista de transmissão do WhatsApp e Telegram pela qual os “resumistas”nome dado aos ouvintes do podcast podem enviar mensagens e receber alertas de novos episódios, conteúdo extra e o link tanto do post com os artigos comentados a cada episódio quanto do RESUMIDO tracks, a playlist de músicas do programa, que é atualizada semanalmente. Além disso, alguns trechos dos episódios são “ilustrados” e disponibilizados em formato de vídeo no YouTube.


O programa é uma ótima escolha para estudantes de Jornalismo que querem se familiarizar um pouco mais com a produção jornalística em um formato que foge do padrão dos meios tradicionais e compreender as questões atuais da área sob perspectiva de um profissional. Vale a pena dar uma conferida e começar a se informar de forma rápida, dinâmica e precisa.


RESUMIDO está disponível no site do programa, no Apple Podcasts, Spotify, Google Podcasts e nas demais plataformas de streaming.

42 visualizações1 comentário