Rádio e televisão se enfrentam em série
- Pitacos
- 31 de mar.
- 4 min de leitura
Atualizado: 5 de abr.
Personagens de Hazbin Hotel retratam diferentes áreas da Comunicação
Por Pedro Xavier
Hazbin Hotel é uma série de animação musical lançada pela produtora estadunidense A24 em janeiro de 2024. A trama acompanha a princesa do Inferno, Charlie Morningstar, que busca realizar seu sonho: construir um hotel para reabilitar os pecadores. Ela vê o projeto como uma solução pacífica para o problema de superlotação do Inferno que é resolvido por meio de um expurgo anual feito pelo Céu, no qual anjos descem até o local e eliminam muitos demônios. Charlie considera essa prática injusta e acredita que os pecadores merecem uma oportunidade para aprender com seus erros. A princesa defende que, caso melhorem como indivíduos, eles possam ser transferidos para o Paraíso.
A série teve início com um episódio piloto, lançado no Youtube em 2019 como trabalho independente da animadora e cartunista Vivienne Medrano, conhecida pelo pseudônimo online “Vivziepop”. O projeto chamou a atenção da A24, que produziu os episódios seguintes. Hazbin Hotel foi a primeira animação adulta - um tipo de animação destinada ao público adolescente e adulto - lançada pelo estúdio. Disponível para assinantes do Amazon Prime Video, a série é inspirada nos quadrinhos online criados por Vivienne e conta com a participação de nomes da Broadway, como Darren Criss, Jeremy Jordan, Daphne Rubin-Vega, Patina Miller e Jessica Vosk.
Também é importante destacar que Vivienne Medrano tem sido caracterizada como uma figura problemática por alguns perfis nas redes sociais. Isso porque polêmicas e controvérsias da cartunista surgiram após o sucesso de Hazbin Hotel. As principais acusações contra a criadora da série são de transfobia, racismo e também de fetichizar abuso sexual e psicológico, além das queixas de que ela retrata os personagens LGBTQIAPN+ da animação de forma sexualizada e estereotipada.


O considerável número de personagens relacionados a alguma área da Comunicação em Hazbin Hotel chama atenção. Um dos principais companheiros de Charlie, o “Demônio do Rádio” Alastor, por exemplo, apresentava um programa de rádio em vida. O visual do personagem reflete essa trajetória com uma voz característica de um locutor retrô e um microfone vintage acoplado à sua bengala, que ele usa para realizar transmissões destinadas aos habitantes do Inferno.
Além de Alastor, outros três personagens têm relação com a Comunicação. Conhecidos como os “Vees”, o trio de antagonistas reúne demônios muito poderosos: Valentino, Vox e Velvette. Eles representam uma grande ameaça para o sucesso do Hotel Hazbin porque usam sua influência para prejudicar a reputação do projeto na mídia. Valentino controla a indústria pornográfica do Inferno, enquanto Vox, o “Demônio do TV”, domina os aparelhos multimídia, transmitindo conteúdos em massa que causam lavagem cerebral nos espectadores. Velvette, por sua vez, é uma influenciadora digital famosa responsável pelas redes sociais do grupo, nas quais promove o trio e encobre suas desonestidades.


No episódio “Rádio X Vídeo”, o programa televisivo de Vox e a transmissão de rádio de Alastor competem pela audiência do Inferno. É dessa disputa que surge a música “Ficou Longe”. A letra mostra os demônios criticando um ao outro e expondo as fragilidades dos meios de comunicação que cada um utiliza.
“Considere isso um fato
E se mudasse o formato
Eu sou visto, ele é só um chato
O rádio já não entretém
Não é assim que se mantém
Aproveitou as férias bem?
Não convence mais ninguém
O futuro tem razão
É hora da televisão
Ele já passou do ponto dessa vez”
(Parte de Vox)
“Será que a força dele é igual?
Se redirá seu pessoal
Sem os outros vees é só um Zé Ninguém
(É sério?)
E o melhor está por vir
As nossas forças
Quis unir! (Qual é?
Eu neguei, ele fez birra, podem rir”
(Parte de Alastor)
Embora os fãs da série tenham criado algumas teorias para entender melhor a presença da Comunicação em Hazbin Hotel, a criadora da animação, Vivienne Medrano, não deu explicações sobre esse tema. Uma das hipóteses mais aceitas é que os personagens tiveram alguma relação com essa área quando estavam vivos. Essa suposição faz sentido, já que no caso de Alastor isso foi confirmado na trama. Alguns fãs também interpretam esses personagens como críticas a certos arquétipos da mídia ou até como representações de criminosos envolvidos em casos de grande repercussão. De qualquer forma, é interessante perceber como Hazbin Hotel explora temas da Comunicação de forma lúdica e atraente, conseguindo promover debates e explorar a história dessa área mesmo com o público que não é desse meio.
***
Alertas sobre Hazbin Hotel
Classificação indicativa: +18 anos
Alerta de gatilho: Violência física, verbal e psicológica explícitas, abuso sexual e psicológico, estupro, uso de tabaco; álcool; drogas e exploração sexual.
Classificação de conteúdo: Sexo e nudez moderadas, violência moderada, linguagem grosseira grave, álcool, drogas e fumo moderados e cenas assustadoras e intensas moderadas.
Comentarios