Buscar

Inês de Castro: da redação à rádio

Atualizado: 5 de out. de 2021

Julia Silva


"Eu arrisco dizer que o Jornalismo a gente inventa todo dia um pouco" - Inês de Castro

Na última terça feira 28/09 o ECOnversa recebeu a jornalista e escritora Inês de Castro. Com mais de 30 anos de experiência na profissão, Inês teve passagens por algumas das editoras mais renomadas do Brasil e atualmente é colunista e apresentadora na rádio Band News.



No decorrer da entrevista, a escritora discutiu sobre variados pontos da profissão e de seu período como estudante, contou como a fala problemática de um professor sobre sua voz a fez ter receio sobre ela, o que só mudaria anos depois durante a execução de um projeto. Destacou também a experiência fazendo extensão na Editora Abril como um dos momentos que a fizeram se apaixonar pelas revistas sobre as quais falou com muito carinho durante toda a conversa.


Sobre sua trajetória profissional, a radialista dissertou sobre sua entrada no mundo editorial na área de atendimento ao público até sua ascensão a editora chefe. Inês explicitou ainda sobre como eram tratadas as pautas feministas nas revistas nas quais esteve presente: "Pavimentamos o caminho para vocês".


No decorrer da entrevista, a jornalista premiada pelo Troféu Mulher Imprensa de 2013 explicou como era escrever sobre moda, beleza, comportamento e assuntos considerados tabus para variados públicos e como esse ramo jornalístico era visto como inferior diante do jornalismo factual. Inês contou sobre os ataques que sofreu por sua área de atuação "ele quis me humilhar com isso", se referindo a um jornalista que se sentiu ofendido com as críticas dela sobre seu trabalho e respondeu atacando seu ramo jornalístico, e sobre diversos outros momentos difíceis na profissão até fazer sua transição para a rádio.


Um dos períodos decisivos para essa mudança foi o nascimento do único filho, mesma época em que começou a escrever seu primeiro livro Etiqueta da Beleza, que seria o precursor de outros sucessos da área.


Já na rádio, Inês conta sobre seu primeiro programa na rádio Band News "está lá desde o primeiro dia", orgulha-se. Atualmente, Inês de Castro é responsável pela condução de três programas na grade da rádio, foi premiada diversas vezes ante personalidades e instituições renomadas, tendo seu programa Humanamente sido reconhecido como melhor programa de rádio pela associação brasileira de psiquiatria, e se mantém ativa na produção de novos conteúdos. A conversa na íntegra pode ser acompanhada em duas partes no Instagram no ECOnversa.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo