top of page
Buscar
  • Foto do escritorPitacos

Gilmore Girls e a quebra de expectativa no mundo jornalístico


Lançada no início dos anos 2000, Gilmore Girls retrata o cotidiano de Lorelai Gilmore, uma mãe solteira nada convencional, e de sua filha Rory na pequena cidade de Stars Hollow. No decorrer de suas 7 temporadas, a série aborda de forma leve temas como maternidade na adolescência, dramas familiares, primeiro amor e, sobretudo, amizade entre mãe e filha.


Reprodução: Warner Bros Television


Rory sempre foi uma menina estudiosa, com o sonho de se tornar jornalista. Sua grande inspiração era Christiane Amanpour, repórter internacional da CNN. A jovem passava grande parte do seu tempo estudando, com o objetivo de entrar em Harvard, uma das melhores universidades dos Estados Unidos. Porém, por influência de seu avô, ex-aluno da instituição, Rory decide estudar na prestigiada Yale, onde percebe que a jornada profissional no mundo jornalístico pode ser complicada.

A jovem Gilmore tenta lidar com as demandas da universidade, enquanto está, pela primeira vez, longe de sua cidade natal e de seus familiares e amigos. Ela entra para o jornal estudantil, Yale Daily News, onde conhece o editor-chefe Doyle McMaster. Doyle, desde o primeiro momento, mostra-se desleixado com suas tarefas no jornal, já que um de seus maiores sonhos era trabalhar para o ilustre The New York Times.


Rory escreve dois textos para o Yale Daily News, mas recebe a triste notícia de que ambos foram reprovados pelo editor-chefe, que aponta os erros da jovem de forma dura. Ela começa a duvidar de suas habilidades como jornalista e de sua escolha de carreira, mas permanece no jornal estudantil para ganhar experiência e para melhorar os seus textos.


Reprodução: Warner Bros Television


Rory começa a estagiar no jornal Stamford Gazette, comandado por Mitchum Huntzberger, um jornalista de sucesso de comportamento esnobe. A jovem era novata e, por isso, não estava acostumada com a rotina agitada. Por medo de expor suas opiniões e de ser criticada por profissionais mais experientes, Rory se vê em uma situação de recuo, deixando de lado seu amor pela escrita e pelo jornalismo para cuidar apenas da parte administrativa.

A jornada de Rory é transformada quando Huntzberger critica o comportamento inerte da jovem no jornal e diz que ela não tem o talento necessário para ter sucesso no jornalismo. Rory, magoada por todas as desilusões que teve durante sua trajetória e confusa sobre a escolha de carreira, decide abandonar a faculdade e seu grande sonho de infância por um tempo.

A experiência de Rory nos mostra que, muitas vezes, as expectativas podem ser grandes inimigas de nossas jornadas profissionais. O meio jornalístico pode ser duro, e nem sempre nosso trabalho será reconhecido, principalmente durante os primeiros passos de nossas trajetórias. Mas esse cenário não torna impossível a realização de nossos sonhos. É importante manter a cabeça erguida e entender que cada pequeno trabalho pode significar a construção de uma grande carreira.

Todas as temporadas de Gilmore Girls estão disponíveis na Netflix.

172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page