Buscar
  • Pitacos

Em tempos de pandemia... a sensação de que você não está sozinho

Júlia Fernandes


A pandemia do novo coronavírus ainda está acontecendo, mas a flexibilização parece aumentar como uma espécie de bomba-relógio. Não se sabe como e quando será o desfecho, se o pior já passou ou se ainda está por vir. Apesar disso, as pessoas nas redes sociais continuam exibindo suas vidas precocemente voltadas à normalidade. Mas não, leitor, a novela covid-19 ainda não acabou. Por isso, selecionei algumas newsletters para ficar por dentro de tudo relacionado a essa nova doença e a todas as consequências que ela têm trazido. Nesse momento, é fundamental que a informação vença a desinformação que vem sob a forma de uma chuva de notícias falsas. Informe-se, mas não se desespere. Vai passar. Boletim Coronavírus | Nexo Jornal O jornal eletrônico Nexo está, desde março, enviando diariamente notícias e atualizações relacionadas ao coronavírus. O jornal faz uma espécie de curadoria com materiais do próprio veículo e também de outros externos, dentre eles a BBC, o The New York Times, o The Guardian e o El País. A newsletter apresenta, de forma clara e didática sob a forma de gráficos, a evolução dos casos de covid-19 no Brasil e no mundo, assim como o número de mortes e a tendência de novos casos por dia.

Além da exposição dos gráficos, a newsletter apresenta uma seleção de três reportagens de outros jornais, também a respeito do coronavírus. Ao final, o ‘‘Desacelere’’ fornece conteúdos de assuntos gerais para ‘‘diminuir o ritmo, aprender e expandir seus horizontes informativos’’.


O Nexo, como uma plataforma de jornalismo independente, ao divulgar gratuitamente conteúdos a respeito da covid-19, afirma o seu propósito de disseminar informações de qualidade e de interesse público, sendo este compromisso um pilar do jornal. Ferramentas Covid-19 | Rede CoVida A ‘‘Ferramentas Covid-19’’ é uma newsletter criada pela CoVida para divulgar informações a respeito da pandemia, mas de uma forma diferente. Escrita pelo jornalista Claudio Cordovil, notícias da imprensa nacional e internacional são coletadas e interligadas, sendo expostas na forma de um texto de leve e prazerosa leitura. A newsletter tem uma linguagem clara e de fácil digestão, sendo utilizados gifs e emojis, além de curtos parágrafos. O leitor sente que aquele texto foi escrito para ele.

Apesar da linguagem descontraída, a seriedade dos assuntos não é descartada. A resenha semanal colocada na newsletter para informar o leitor é fruto de um ‘‘esforço generoso e voluntário nela empregado’’. A rede CoVida, criada em março de 2020, surgiu especificamente para tratar de assuntos da covid-19. A iniciativa é um ‘‘projeto de colaboração científica e multidisciplinar’’, formada pela união entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS/ Fiocruz Bahia). CNN Coronavirus Update | CNN International O famoso canal americano de notícias CNN International, rede irmã da CNN/US – com notícias apenas dos Estados Unidos – funciona não só na televisão, mas também no meio digital. Com a pandemia do novo coronavírus, a plataforma, que pode ser acessada pelo site https://edition.cnn.com/, disponibilizou uma newsletter diária com atualizações a respeito da doença não só no gigante americano, mas também no restante do mundo. A CNN Coronavirus Update apresenta, primeiro, um breve resumo de uma reportagem destaque, seguido por uma imagem que mostra os números atualizados de casos e de mortes pelo coronavírus, assim como a média diária de novos casos nos cinco continentes.

Além disso, a newsletter conta com um espaço em que eles respondem uma pergunta enviada por algum leitor. O box, chamado de ‘‘You asked. We answered.’’ – ‘‘Vocês perguntam. Nós respondemos.’’ – antecede as notícias destaque, a dica do dia e a última atualização do Podcast, também voltado a assuntos a respeito da covid-19. Coronavirus Briefing | The New York Times Ao falar de fontes confiáveis para transmitir notícias de interesse público, o célebre jornal The New York Times não poderia ficar para trás. A Coronavirus Briefing, assim como as outras newsletters, também cumpre o seu propósito de fornecer as informações mais atualizadas e apuradas a respeito da novela coronavírus.

A newsletter, que é enviada de segunda a sexta-feira, é breve e eficaz. Além da exibição de um mapa mundi que mostra a média diária de novos casos da doença, é feita uma seleção das reportagens destaque e um resumo das notícias mais importantes.


Uma novidade apresentada é que, ao final do e-mail, existe um espaço dedicado a expor um pequeno texto de um leitor sobre o que ele está fazendo durante a pandemia. O ‘‘What we are doing’’ é um lugar para mostrar que a vida, sim, mudou, e as pessoas estão fazendo coisas diferentes. O momento é de isolamento, mas você não precisa se sentir sozinho.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo